domingo, julho 7

A Conduta Cristã


Enfoque Bíblico

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês." Romanos 12.2


Fique Alerta

Daniel e seus amigos eram sabedores de que passariam um longo tempo na Babilônia. Isso os desafiava a continuarem ainda mais fiéis a Deus. Porém, era necessário agir com muita sabedoria, cautela e discrição nos relacionamentos com os líderes e sábios do palácio de Nabucodonosor. Afinal, precisavam distinguir entre aquilo que agradava e desagradava ao Senhor; entre o certo e o errado; o falso e o verdadeiro. Assim, como deveriam proceder e se comportar? Na realidade eles já sabiam, pois a herança religiosa e cultural que receberam, oferecia a segurança de continuarem fiéis ao Deus de seus pais. Além do mais, os quatro jovens tinham plena certeza que o Deus de Israel estava com eles na Babilônia.


Palavra Viva
 

Há duas formas de conduzir um automóvel: obedecendo as leis de trânsito ou transgredindo-as. Muitos motoristas quebram leis que colocam suas vidas e a dos outros em perigo. Além de ser uma ilegalidade e gerar multa, pesquisas demonstram que a maioria dos acidentes, inclusive os fatais, é resultado de imprudências e da não observação das leis de trânsito por parte dos motoristas. Pois bem, na vida espiritual e social não é nada diferente. Podemos viver obedecendo a Bíblia ou desrespeitando-a. Entretanto, uma vida dirigida pela Palavra de Deus, traz paz, segurança e proteção divinas. Podemos escolher a conduta que desejamos assumir: viver como um verdadeiro cristão (mesmo que as condições sociais sejam contrárias), ou acompanhar a maioria, ficando bem com ela, porém desobedecendo a Deus e acabando com nosso bom relacionamento espiritual. Daniel e seus companheiros, em vez de viverem como os babilônicos, preferiram conduzir--se obedecendo as Escrituras. O resultado, você já sabe: Deus honrou seus filhos de tal modo que tornaram-se os mais influentes e importantes do reino.


Escolhendo o Caminho mais Difícil

Não pense que foi fácil para Daniel e seus amigos, manterem uma boa conduta de acordo com a Palavra de Deus. Em certa ocasião, ele foi proibido pelas leis da Babilônia de orar a Deus e, por isso, foi lançado na cova dos leões (Dn 6.1-28). Em outra, seus três amigos foram atirados numa fornalha ardente, pois não desejaram adorar aos deuses pagãos (Dn 3.8-39). Entretanto, Deus os livrou, tanto dos ferozes leões famintos, como da fornalha ardente. Por isso podemos tirar grandes lições desses fatos. A primeira delas é que manter a fé em Deus muitas vezes pode custar até nossa vida. A segunda, é que - diferente do que se ouve - ser um jovem crente fiel a Deus, significa ter coragem, pois os covardes não morrem por nada, que dirá por sua fé. Obedecer incondicionalmente a Deus, às vezes, significa colocar a vida em risco; suportar ofensas e deixar alguns amigos aborrecidos: "Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar” (Mt 10.38). Outros textos bíblicos afirmam que, amar incondicionalmente a Deus, significa amá-lo mais do que a nossa família: "Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor" (Mt 10.37). Jesus não está destruindo o amor entre pais e filhos, ou entre parentes próximos. A família foi instituída pelo Senhor e a obediência dos filhos aos seus pais é um mandamento bíblico: "Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra [...]"(Êx 20.12). Em Efésios 6.1 Paulo reforça o mandamento: "Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe [...]".


 

A Importância da Conduta Cristã

A conduta cristã deve ser fundamentada no ensino da Palavra de Deus: "E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações" (2 Tm 3. 15-17). Você deve ter compromisso com a Bíblia e não com o que a maioria faz. O que a - Palavra ensina é a forma correta e prática de o adolescente cristão viver. Na Palavra do Senhor encontramos que se alguém deseja "ser amigo do mundo'', ou seja, fazer o que todo mundo faz, torna-se "inimigo de Deus" (Tg 4.4). A melhor maneira de conduzirmos nossas vidas é seguindo a orientação da Palavra do Senhor. O salmista faz a pergunta e dá a resposta: "Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos"(SI 1 1 9.9).


A Vida Fundamentada em Cristo

Sua vida deve ser dirigida pelo Senhor Jesus Cristo: "Portanto, já que vocês aceitaram a Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos a ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês [...]"(Cl 2.6,7). Pois não existe conduta cristã sem obediência aos ensinos de Jesus. Ele ensinou, inclusive com o próprio exemplo, que não devemos odiar nosso irmão (Mt 5.22), e, além disso, precisamos amar os nossos inimigos (Mt 5.44). Não é fácil proceder assim, mas com a ajuda do Espírito Santo, com certeza você conseguirá!


A Vida de Fé

A conduta cristã deve ser aprendida e praticada com fé: "Continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o seu coração" (2 Tm 3.14). Os ensinamentos bíblicos são práticos e devem, em primeiro lugar, serem cridos, para depois serem praticados. O simples fato de ler a Bíblia não nos torna diferente, mas sim a prática do que o Livro Sagrado ensina. A fé que você professa em Jesus deve condizer com o seu procedimento diário. O jovem inteligente é aquele que ouve e pratica os ensinos de Jesus: "Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio" (Mt 7.24).


A Vida que Agrada a Deus

Quando nos conduzimos de maneira cristã, agradamos a Deus em tudo: "Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais"(CI 1.10). Agradar a Deus é fazer todas as coisas de acordo com a Sua Palavra ou vontade. Na medida em que fizer o que a Bíblia diz, mais você conhecerá ao Senhor. E, conhecê-lo é desfrutar de intimidade com Ele!


O Bem e o mal

Conhecer o bem e não fazê-lo é tão pecado quanto praticar o mal (Tg 4.17). A conduta cristã ideal não é aquela que simplesmente deixa de praticar o mal, mas a que faz o bem: "Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros" (Am 12.17). O mal é vencido pela prática do bem. Não basta não fazer o mal, é necessário praticar o bem. A prática do mal é vencida não porque deixou de ser feita, mas porque foi substituída pelo amor (Rm 12.21).


A Vida Cristã Ideal

A conduta cristã ideal é aquela vivida com amor em todos os procedimentos e relacionamentos: "Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer toda a lei" (Am 13.10). O amor é a fonte de todas as práticas cristãs ensinadas pela Bíblia. Não mentir aos seus pais e amigos só por ser pecado não é o ideal, antes você deve agir assim porque os ama. Não praticamos o mal pelo medo das consequências, mas por amarmos como a Palavra de Deus ensina: 'Ame os outros como você ama a você mesmo" (Am 13.9). É bom lembrar que quando amamos da forma que o Senhor requer, cumprimos a Bíblia Sagrada.



Conversa Franca

Em toda a lição falamos sobre "conduta cristã ideal". Será que é possível falar de "conduta cristã ideal" nos dias atuais? É bom saber que a conduta cristã é um conjunto de atividades e comportamentos orientados pelos valores cristãos ou princípios bíblicos, que determinam as nossas ações diárias. A conduta cristã ideal, portanto, é o procedimento santo, correto e justo daquele que serve a Jesus Cristo. Lamentavelmente a "conduta ideal" do cristão não condiz com a "conduta real" de alguns adolescentes. E você? Vive a conduta ideal ou a real? 

Nenhum comentário: